pebsp posted: "Confira a Programação do Centro de Mídias São Paulo - CMSP para Sexta-Feira, 01 de Outubro de 2021. A Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC/SP) divulgou o horário das aulas do Centro de Mídias São Paulo – CMSP para Sexta, 01 de Outubro de 2021. A" Confira a Programação do Centro de Mídias São Paulo - CMSP para Sexta-Feira, 01 de Outubro de 2021. A Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC/SP) divulgou o horário das aulas do Centro de Mídias São Paulo – CMSP para Sexta, 01 de Outubro de 2021. Agora, vamos postar as habilidades que serão trabalhadas em cada aula. A Programação está separada por ano/série e horário de transmissão e habilidade. Programação CMSP - Ensino Fundamental I – Anos Iniciais Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 1º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 07:30 | PUBLICAÇÃO DO TEXTO REESCRITO | REVISAR E EDITAR OS CONTOS PRODUZIDOS, CUIDANDO DA APRESENTAÇÃO FINAL DO TEXTO. | 1º ano | Geografia | 01/10/2021 08:00 | OS ESPAÇOS PÚBLICOS E SEUS EVENTOS: A GRÉCIA - PARTE 2 "O LABIRINTO DO MINOTAURO" | Identificar os usos dos espaços públicos para o lazer e para a realização de outras atividades (encontros, reuniões, shows, aulas, entre outras).; Reconhecer semelhanças e diferenças entre os lugares de vivência e os de outras realidades, descritas em imagens, canções e/ou poesias. | 1º ano | Matemática | 01/10/2021 08:30 | AULA 8 - NOTAS E MOEDAS | Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.; Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.; Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero). | 1º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 14:00 | Reprise - ESCRITA FINAL DO CONTO | Compreender as notações do sistema de escrita alfabética - segmentos sonoros e letras.; PRODUZIR CONTOS LIDOS, TENDO O PROFESSOR COMO ESCRIBA. | 1º ano | Ciências | 01/10/2021 14:30 | Reprise - A IMPORTÂNCIA DO SOL | Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. | 1º ano | Matemática | 01/10/2021 15:00 | Reprise - AULA 7 – GRÁFICO E IRMÃOS | RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO, ENVOLVENDO NÚMEROS DE ATÉ DOIS ALGARISMOS, COM OS SIGNIFICADOS DE JUNTAR, ACRESCENTAR, SEPARAR E RETIRAR, COM O SUPORTE DE IMAGENS E/OU MATERIAL MANIPULÁVEL, UTILIZANDO ESTRATÉGIAS E FORMAS DE REGISTRO PESSOAIS.; LER DADOS EXPRESSOS EM TABELAS E EM GRÁFICOS DE COLUNAS SIMPLES. | 2º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 09:00 | REVISAR E EDITAR | Revisar e editar fotolegendas, manchetes, notícias digitais ou impressas, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto. | 2º ano | Geografia | 01/10/2021 09:30 | RECURSOS NATURAIS: A ÁGUA | Reconhecer a importância do solo e da água para as diferentes formas de vida, tendo como referência o seu lugar de vivência, e comparando com outros lugares. | 2º ano | Matemática | 01/10/2021 10:00 | UNIDADES DE MEDIDAS PADRONIZADAS DE MASSA | Estimar, medir, comparar e registrar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro,mililitro,grama e quilograma). | 2º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 14:00 | Reprise - PRODUZINDO UM LIDE EM NOTÍCIAS - PARTE 2 | Segmentar palavras, ainda que não convencionalmente, na produção escrita do textos de diferentes gêneros. | 2º ano | Ciências | 01/10/2021 14:30 | Reprise - A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DA LUZ NA VIDA DOS SERES VIVOS | Investigar em diferentes ambientes do seu cotidiano ou da sua região a importância da água e da luz para a manutenção da vida e dos seres vivos. | 2º ano | Matemática | 01/10/2021 15:00 | Reprise - QUANTO TEMPO O TEMPO TEM? | Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo. | 3º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 10:30 | PRODUZINDO O ANÚNCIO | PLANEJAR E PRODUZIR CARTAS DIRIGIDAS A VEÍCULOS DA MÍDIA IMPRESSA OU DIGITAL (CARTAS DO LEITOR, DE RECLAMAÇÃO, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA), COM OPINIÕES E CRÍTICAS, DE ACORDO COM A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO. | 3º ano | Geografia | 01/10/2021 11:00 | DESCARTE DE LIXO ORGÂNICO | Associar consumo à produção de resíduos, reconhecendo que o consumo excessivo e o descarte inadequado acarretam problemas socioambientais, em diferentes lugares.; Propor ações para o consumo consciente e responsável, considerando a ampliação de hábitos, atitudes e comportamentos de redução, reúso e reciclagem de materiais consumidos em casa, na escola, bairro e/ou comunidade entre outros. | 3º ano | Matemática | 01/10/2021 11:30 | GEOMETRIA DOS OBJETOS – PARTE 1 | Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras. | 3º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 15:30 | Reprise - PLANEJANDO UM ANÚNCIO | PLANEJAR E PRODUZIR CARTAS DIRIGIDAS A VEÍCULOS DA MÍDIA IMPRESSA OU DIGITAL (CARTAS DO LEITOR, DE RECLAMAÇÃO, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA), COM OPINIÕES E CRÍTICAS, DE ACORDO COM A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO. | 3º ano | Ciências | 01/10/2021 16:00 | Reprise - Tipos de solo | Classificar diferentes amostras do solo do entorno da escola e reconhecer suas características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade, etc. | 3º ano | Matemática | 01/10/2021 16:30 | Reprise - FIGURAS CONGRUENTES NAS PAREDES | Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais. | 4º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 09:00 | Reprise - Produção de texto instrucional | RELER E REVISAR, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, O TEXTO PRODUZIDO, FAZENDO CORTES, ACRÉSCIMOS, REFORMULAÇÕES E CORREÇÕES EM RELAÇÃO A ASPECTOS DISCURSIVOS (RELACIONADOS AO GÊNERO) E ASPECTOS LINGUÍSTICO- DISCURSIVOS (RELACIONADOS À LÍNGUA).; Identificar e manter em instruções de montagem de jogos e brincadeiras (digitais ou impressos), o tema/assunto, a estrutura composicional (lista, apresentação de materiais e instruções, etapas do jogo), o estilo (verbos no imperativo) e a situação comunicativa. | 4º ano | Ciências | 01/10/2021 09:30 | Reprise - Nosso calendário | Reconhecer a referência do movimento do Sol, da Terra e da Lua na construção de diferentes calendários em diversas culturas. | 4º ano | Matemática | 01/10/2021 10:00 | Reprise - Resolução de problemas 2 | Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.; Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.; RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS DE DIVISÃO CUJO DIVISOR TENHA NO MÁXIMO DOIS ALGARISMOS, ENVOLVENDO OS SIGNIFICADOS DE REPARTIÇÃO EQUITATIVA E DE MEDIDA, UTILIZANDO ESTRATÉGIAS DIVERSAS, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS. | 4º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 13:00 | Compartilhando as regras para jogar | Identificar e manter em instruções de montagem de jogos e brincadeiras (digitais ou impressos), o tema/assunto, a estrutura composicional (lista, apresentação de materiais e instruções, etapas do jogo), o estilo (verbos no imperativo) e a situação comunicativa. | 4º ano | Geografia | 01/10/2021 13:30 | O PLANETA TERRA AGRADECE! PARTE 2 | Descrever o processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação da matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil. | 4º ano | Matemática | 01/10/2021 14:00 | Decifrando enigmas 1 | Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas, dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e/ou da calculadora. | 5º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 07:30 | Reprise - Aula 6 - Planejar e escrever resenha crítica | Identificar e manter, na leitura/escuta e produção escrita de resenhas críticas sobre brinquedos ou livros de literatura infantil, o tema/ assunto, a estrutura composicional (apresentação e avaliação do produto), o estilo e a situação comunicativa. | 5º ano | Ciências | 01/10/2021 08:00 | Reprise - Meu coração bate feliz! – Sistema circulatório | Identificar e registrar de diferentes formas (ilustrações, vídeos, simuladores e outros) o processo de digestão dos alimentos, considerando o caminho percorrido pelos alimentos no sistema digestório ou pelo gás oxigênio no sistema respiratório.; Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.; Descrever e representar o sistema circulatório e seu funcionamento (por meio de ilustrações ou representações digitais), relacionando-o à distribuição dos nutrientes pelo organismo e à eliminação dos resíduos produzidos. | 5º ano | Matemática | 01/10/2021 08:30 | Reprise - As frações equivalentes - Aula 08 | IDENTIFICAR E REPRESENTAR FRAÇÕES (MENORES E MAIORES QUE A UNIDADE), ASSOCIANDO-AS AO RESULTADO DE UMA DIVISÃO OU À IDEIA DE PARTE DE UM TODO, UTILIZANDO A RETA NUMÉRICA COMO RECURSO.; IDENTIFICAR DIFERENTES ESCRITAS NAS REPRESENTAÇÕES FRACIONÁRIA E DECIMAL COM O APOIO EM REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS, IDENTIFICANDO AS FRAÇÕES EQUIVALENTES. | 5º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 14:30 | Aula 7 - Revisar e compartilhar | Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.; INFERIR INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS, NA LEITURA DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.; INFERIR O SENTIDO DE PALAVRAS OU EXPRESSÕES DESCONHECIDAS, NA LEITURA DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.; RELER E REVISAR, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, O TEXTO PRODUZIDO, FAZENDO CORTES, ACRÉSCIMOS, REFORMULAÇÕES E CORREÇÕES EM RELAÇÃO A ASPECTOS DISCURSIVOS (RELACIONADOS AO GÊNERO) E ASPECTOS LINGUÍSTICO- DISCURSIVOS (RELACIONADOS À LÍNGUA). | 5º ano | Geografia | 01/10/2021 15:00 | A GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA ATRAVÉS DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS | Identificar e descrever problemas socioambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico, entre outros), analisar as diferentes origens e propor soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas. | 5º ano | Matemática | 01/10/2021 15:30 | Aula 09 - Encontrar o valor desconhecido | RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA CUJA CONVERSÃO EM SENTENÇA MATEMÁTICA SEJA UMA IGUALDADE COM UMA OPERAÇÃO EM QUE UM DOS TERMOS É DESCONHECIDO.; CONCLUIR, POR MEIO DE INVESTIGAÇÕES, QUE A RELAÇÃO DE IGUALDADE EXISTENTE ENTRE DOIS MEMBROS PERMANECE AO ADICIONAR, SUBTRAIR, MULTIPLICAR OU DIVIDIR CADA UM DESSES MEMBROS POR UM MESMO NÚMERO, PARA CONSTRUIR A NOÇÃO DE EQUIVALÊNCIA. |
Programação CMSP - Ensino Fundamental II – Anos Finais Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 6º ano | Geografia | 01/10/2021 07:30 | Litosfera e os processos exógenos e endógenos do planeta – parte 3 | Descrever as camadas da litosfera e analisar os processos endógenos e exógenos na formação e modelagem do relevo terrestre. | 6º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 08:00 | Planejando e produzindo o gênero textual resumo - Parte I | Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e e informações e um posicionamento frente aos textos, se esse for o caso.; PLANEJAR E PRODUZIR, COM AUTONOMIA, RESUMOS, MAPAS CONCEITUAIS, RELATÓRIOS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO.; LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.; Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. | 6º ano | Eletivas | 01/10/2021 08:30 | Vivências em Libras. Para além da língua! A Libras é apenas o alfabeto manual? | Não se aplica | 6º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 14:00 | Reprise - O artigo de opinião na pesquisa | Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e e informações e um posicionamento frente aos textos, se esse for o caso.; PLANEJAR E PRODUZIR, COM AUTONOMIA, RESUMOS, MAPAS CONCEITUAIS, RELATÓRIOS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO.; LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.; Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global. | 6º ano | Educação Física | 01/10/2021 14:30 | Reprise - Conhecendo as Práticas Corporais de Aventura Urbana - Slackline | Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. | 6º ano | Geografia | 01/10/2021 15:00 | Reprise - Litosfera e os processos exógenos e endógenos do planeta – parte 2 | Descrever as camadas da litosfera e analisar os processos endógenos e exógenos na formação e modelagem do relevo terrestre. | 7º ano | Geografia | 01/10/2021 09:00 | Espaços industriais-tecnológicos no Brasil – parte 1 | Caracterizar os espaços industriais-tecnológicos e discutir o papel das políticas governamentais e a criação e/ou expansão dos centros tecnológicos e de pesquisa, em diferentes regiões brasileiras, em especial no Estado de São Paulo. | 7º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 09:30 | É só uma tirinha?! | Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.; Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero.; RECONHECER O USO DE DIÁLOGOS EM TEXTOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO (CONTOS, CRÔNICAS, FÁBULAS), OBSERVANDO OS EFEITOS DE SENTIDO DE VERBOS DE DIZER (DISSE, FALOU, PERGUNTOU) E DE VARIEDADES LINGUÍSTICAS NO DISCURSO DIRETO (FALA DOS PERSONAGENS). | 7º ano | Eletivas | 01/10/2021 10:00 | Vivências em Libras. Para além da língua! A Libras é apenas o alfabeto manual? | | 7º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 15:30 | Reprise - E aê? | Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.; Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero. | 7º ano | Educação Física | 01/10/2021 16:00 | Reprise - Atletismo: esporte paralímpico. | Vivenciar um ou mais esportes paralímpicos, respeitando as diferenças individuais e valorizando a importância dessa prática. | 7º ano | Geografia | 01/10/2021 16:30 | Reprise - Os passos da industrialização brasileira | Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica e analisar as transformações socioeconômicas, políticas, culturais e ambientais do território brasileiro. | 8º ano | Geografia | 01/10/2021 10:30 | América Latina: semelhanças e diferenças | Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos. | 8º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 11:00 | Expedição científica | Revisar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.; Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados. | 8º ano | Eletivas | 01/10/2021 11:30 | Vivências em Libras. Para além da língua! A Libras é apenas o alfabeto manual? | | 8º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 17:00 | Reprise - Alicerçando o artigo de divulgação científica | Analisar tema/questão polêmica, explicações e/ou argumentos em textos de relevância social.; Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados. | 8º ano | Educação Física | 01/10/2021 17:30 | Reprise - Pilates – Ginástica de Conscientização Corporal | Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal identificando as exigências corporais da mesma. | 8º ano | Geografia | 01/10/2021 18:00 | Reprise - Aspectos socioeconômicos da América Latina | Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos, estabelecer comparações entre a exploração mineral, agricultura, pecuária entre outras e relacionar com os indicadores de desenvolvimento econômico e social. | 9º ano | Geografia | 01/10/2021 14:00 | Blocos regionais da Europa e Ásia | Analisar a formação de blocos regionais da Europa e Ásia, comparar as suas características e relacionar com a atuação de blocos de outras regiões do mundo. | 9º ano | Eletivas | 01/10/2021 14:30 | Vivências em Libras. Para além da língua! A Libras é apenas o alfabeto manual? | | 9º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 15:00 | A opinião fundamentada | Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.; Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e e informações e um posicionamento frente aos textos, se esse for o caso.; Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.; Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.; Utilizar pistas linguísticas para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo dos textos. | 9º ano | Geografia | 01/10/2021 18:30 | Reprise - Corporações e organizações econômicas | Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais e discutir as influências na vida da população em relação ao consumo, cultura, política, mobilidade, educação entre outros, em diferentes regiões do mundo | 9º ano | Educação Física | 01/10/2021 19:00 | Reprise - Recordando: Esportes Paralímpicos/ estereótipos e preconceitos | Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação. | 9º ano | Língua Portuguesa | 01/10/2021 19:30 | Reprise - Textão da inclusão | Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.; Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e e informações e um posicionamento frente aos textos, se esse for o caso.; Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.; Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos. |
Programação CMSP - Ensino Médio Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 1ª série | Língua Portuguesa | 01/10/2021 07:30 | Reprise - (Re) Textualizando | Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão. | 1ª série | Sociologia | 01/10/2021 08:00 | Reprise - Território, espaço e técnica II | Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. | 1ª série | Filosofia | 01/10/2021 08:30 | Reprise - Principialismo | Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais. | 1ª série | Educação Física | 01/10/2021 15:30 | Práticas Corporais de Aventura | Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social. | 1ª série | Geografia | 01/10/2021 16:00 | Migração e ou refúgio? | Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. | 1ª série | LEM-Inglês | 01/10/2021 16:30 | Reading for Writing | Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva. | 2ª série | Língua Portuguesa | 01/10/2021 09:00 | Reprise - Expressividade romântica | Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade. | 2ª série | Sociologia | 01/10/2021 09:30 | Reprise - Mudanças no mundo do trabalho II | Identificar as transformações no mundo do trabalho: as mudanças no processo e na organização do trabalho | 2ª série | Filosofia | 01/10/2021 10:00 | Reprise - Desigualdades sociais e preconceitos: e a educação com isto? – pt. 01 | Expressar por escrito e oralmente a relevância da educação para a superação de preconceitos e desigualdades sociais | 2ª série | Educação Física | 01/10/2021 17:00 | Mídia Esportiva | Relacionar os significados/sentidos propostos pelas mídias com suas próprias experiências do Se-Movimentar no esporte | 2ª série | Geografia | 01/10/2021 17:30 | Economia e distribuição de riqueza no Brasil | Analisar as formas de circulação da informação, da riqueza e dos produtos em diferentes momentos da história brasileira | 2ª série | LEM-Inglês | 01/10/2021 18:00 | Where would you like to go? | Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.; Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais.; Ler, compreender, analisar e interpretar: entrevistas, seção "Pergunte ao especialista" (revista juvenil), legendas de filmes, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais. | 3ª série | Filosofia | 01/10/2021 10:30 | Reprise - Democracia, liberdade e solidariedade – Parte 01 | Relacionar liberdade à política por meio da mediação do conceito de democracia; Relacionar liberdade à solidariedade na perpectiva de uma sociedade democrática | 3ª série | Língua Portuguesa | 01/10/2021 11:00 | Reprise - Entrelaçando arte e poesia | Inferir significados, apoiando-se em pistas presentes no texto e na mobilização de conhecimentos prévios. | 3ª série | Sociologia | 01/10/2021 11:30 | Reprise - Organização política no Brasil II | Compreender a organização interna dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), sua natureza e funções | 3ª série | LEM-Inglês | 01/10/2021 18:30 | A "new" type of discrimination | Localizar e interpretar informações em um texto para apresentar uma opinião e construir argumentação.; Identificar as situações de uso de estruturas verbais para indicar ações no futuro: will, going to. | 3ª série | Educação Física | 01/10/2021 19:00 | Jogos Eletrônicos | Identificar a influência das mídias (jogos virtuais) na vida cotidiana | 3ª série | Geografia | 01/10/2021 19:30 | A economia no continente africano | Extrair informações relevantes de mapas temáticos para identificar a subdivisão da África em dois grandes conjuntos de países: parcialmente industrializados e de economia tradicional |
|
|
|
|
|
No comments:
Post a Comment