pebsp posted: "Confira a Programação do Centro de Mídias São Paulo - CMSP para Sexta-Feira, 03 de Setembro de 2021. A Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC/SP) divulgou o horário das aulas do Centro de Mídias São Paulo – CMSP para Sexta, 03 de Setembro de 2021. " Confira a Programação do Centro de Mídias São Paulo - CMSP para Sexta-Feira, 03 de Setembro de 2021. A Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC/SP) divulgou o horário das aulas do Centro de Mídias São Paulo – CMSP para Sexta, 03 de Setembro de 2021. Agora, vamos postar as habilidades que serão trabalhadas em cada aula. A Programação está separada por ano/série e horário de transmissão e habilidade. Programação CMSP - Ensino Fundamental I – Anos Iniciais Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | Docente(s) Autor(es) | 1º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 07:30 | RODA DE APRECIAÇÃO DE POETAS BRASILEIROS | LER E COMPREENDER TEXTOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO QUE APRESENTEM RIMAS, SONORIDADES, JOGOS DE PALAVRAS, EXPRESSÕES E COMPARAÇÕES.; CONFIRMAR (OU NÃO) ANTECIPAÇÕES E INFERÊNCIAS REALIZADAS ANTES E DURANTE A LEITURA DO GÊNERO TEXTUAL.; LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS. | Ana Paula Gugelmin Damião, Joyce Andrade Souza de Aguiar | 1º ano | Geografia | 03/09/2021 08:00 | OS ESPAÇOS PÚBLICOS E SEUS EVENTOS - AULA 1: A AVENIDA PAULISTA E A CASA DAS ROSAS | Identificar os usos dos espaços públicos para o lazer e para a realização de outras atividades (encontros, reuniões, shows, aulas, entre outras). | Evandra de Freitas Cavignato Custodio | 1º ano | Matemática | 03/09/2021 08:30 | AULA 10 - CORES NA TEIA DE ARANHA | Construir fatos básicos da adição e da subtração e utilizá-los em procedimentos de cálculos mentais, escritos e para a resolução de problemas. | Ana Paula Gugelmin Damião, Genoveva Ferreira dos Santos Alves, Juliana Naddeo | 1º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 14:00 | Reprise - LEITURA DE POEMAS PARA PREPARAR UM SARAU | CONFIRMAR (OU NÃO) ANTECIPAÇÕES E INFERÊNCIAS REALIZADAS ANTES E DURANTE A LEITURA DO GÊNERO TEXTUAL.; LER E COMPREENDER TEXTOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO QUE APRESENTEM RIMAS, SONORIDADES, JOGOS DE PALAVRAS, EXPRESSÕES E COMPARAÇÕES.; LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS. | Joyce Andrade Souza de Aguiar, Sebastião Nunes | 1º ano | Ciências | 03/09/2021 14:30 | Reprise - VOLTA ÀS AULAS | Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. | Juliana Naddeo | 1º ano | Matemática | 03/09/2021 15:00 | Reprise - AULA 9 - UMA HORTA BONITA E ORGANIZADA | Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. | Ana Paula Gugelmin Damião, Juliana Naddeo | 2º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 09:00 | CONHECENDO MAIS UMA LENDA BRASILEIRA | LER E COMPREENDER, COM CERTA AUTONOMIA, CONTOS DE FADAS, MARAVILHOSOS, POPULARES, FÁBULAS, CRÔNICAS ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA / ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO. | Ana Paula Gugelmin Damião | 2º ano | Geografia | 03/09/2021 09:30 | AS DIVERSAS COMUNIDADES E TRIBOS DO BRASIL – AULA 1 - INDÍGENAS | Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos das pessoas (quilombolas, assentados, indígenas, caiçaras entre outros), nas relações com a natureza e no modo de viver em diferentes lugares e tempos. | Evandra de Freitas Cavignato Custodio | 2º ano | Matemática | 03/09/2021 10:00 | SEÇÕES PREFERIDAS DO SUPERMERCADO | | Genoveva Ferreira dos Santos Alves | 2º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 14:00 | Reprise - AS LENDAS... | LER E COMPREENDER, COM CERTA AUTONOMIA, CONTOS DE FADAS, MARAVILHOSOS, POPULARES, FÁBULAS, CRÔNICAS ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA / ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO. | Ana Paula Gugelmin Damião | 2º ano | Ciências | 03/09/2021 14:30 | Reprise - LUZ, UM BEM NECESSÁRIO | Investigar em diferentes ambientes do seu cotidiano ou da sua região a importância da água e da luz para a manutenção da vida e dos seres vivos. | Genoveva Ferreira dos Santos Alves | 2º ano | Matemática | 03/09/2021 15:00 | Reprise - LOCOMOÇÃO PARA O SUPERMERCADO | | Genoveva Ferreira dos Santos Alves | 3º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 10:30 | Ler para compreender uma resenha | LER E COMPREENDER, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA (FOTOLEGENDAS, MANCHETES, LIDES EM NOTÍCIAS, ENTRE OUTROS), CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO. | JOELSON VIEIRA LIMA | 3º ano | Geografia | 03/09/2021 11:00 | QUANTO LIXO! AULA 1 | Associar consumo à produção de resíduos, reconhecendo que o consumo excessivo e o descarte inadequado acarretam problemas socioambientais, em diferentes lugares. | Evandra de Freitas Cavignato Custodio | 3º ano | Matemática | 03/09/2021 11:30 | BRINCANDO DE FEIRA (PARTE II) | Resolver e elaborar situações problema que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca. | Genoveva Ferreira dos Santos Alves, Regiane Taveira | 3º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 15:30 | Reprise - Opiniões em palavras | LER E COMPREENDER, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA (FOTOLEGENDAS, MANCHETES, LIDES EM NOTÍCIAS, ENTRE OUTROS), CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO. | JOELSON VIEIRA LIMA | 3º ano | Ciências | 03/09/2021 16:00 | Reprise - PARA RELEMBRAR | Reconhecer condições ambientais prejudiciais á saúde auditiva e visual. | Adriano José Neves, Franciele Lopes , Genoveva Ferreira dos Santos Alves, Regiane Taveira | 3º ano | Matemática | 03/09/2021 16:30 | Reprise - BRINCANDO DE FEIRA (PARTE I). | Resolver e elaborar situações problema que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca. | Genoveva Ferreira dos Santos Alves, Regiane Taveira | 4º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 09:00 | Reprise - Curiosidades científicas | LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.; LER E COMPREENDER, SILENCIOSAMENTE E, EM SEGUIDA, EM VOZ ALTA, COM AUTONOMIA E FLUÊNCIA, GÊNEROS TEXTUAIS VARIADOS. | Karen Alencar dos Santos Mendonça | 4º ano | Ciências | 03/09/2021 09:30 | Reprise - Eclipse | Explicar a relação entre os movimentos observáveis do Sistema Sol, Terra e Lua e associá-los a períodos regulares de marcação do tempo na vida humana. | Aline Pereira Gaque Lopes Pardo, Franciele Lopes , Karen Alencar dos Santos Mendonça | 4º ano | Matemática | 03/09/2021 10:00 | Reprise - A compra de materiais | RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS QUE ENVOLVAM SITUAÇÕES DE COMPRA E VENDA E FORMAS DE PAGAMENTO, UTILIZANDO TERMOS COMO TROCO E DESCONTO, ENFATIZANDO O CONSUMO ÉTICO, CONSCIENTE E RESPONSÁVEL. | Aline Pereira Gaque Lopes Pardo | 4º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 13:00 | Ler para estudar | LER E COMPREENDER, SILENCIOSAMENTE E, EM SEGUIDA, EM VOZ ALTA, COM AUTONOMIA E FLUÊNCIA, GÊNEROS TEXTUAIS VARIADOS.; IDENTIFICAR A IDEIA CENTRAL DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS (ASSUNTO/TEMA), DEMONSTRANDO COMPREENSÃO GLOBAL. | Karen Alencar dos Santos Mendonça | 4º ano | Geografia | 03/09/2021 13:30 | DA FAZENDA ATÉ SUA CASA – AULA 3: A CANA-DE-AÇÚCAR E O AÇÚCAR | Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas; Reconhecer e analisar as características do processo de industrialização, discutindo os impactos econômicos, sociais, culturais e ambientais dos processos produtivos (laranja, cana-de-açúcar, soja entre outros) no Estado de São Paulo e em diferentes regiões do Brasil. | Evandra de Freitas Cavignato Custodio | 4º ano | Matemática | 03/09/2021 14:00 | Números racionais e o sistema monetário 1 | Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e decimal.; Reconhecer, comparar que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro. | Aline Pereira Gaque Lopes Pardo | 5º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 07:30 | Reprise - Aula 1 - Conhecendo a sequência e a pertinência do tema | INFERIR INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS, NA LEITURA DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.; INFERIR O SENTIDO DE PALAVRAS OU EXPRESSÕES DESCONHECIDAS, NA LEITURA DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.; ARGUMENTAR ORALMENTE SOBRE ACONTECIMENTOS DE INTERESSE SOCIAL, COM BASE EM CONHECIMENTOS E FATOS DIVULGADOS EM TV, RÁDIO, MÍDIA IMPRESSA E DIGITAL, RESPEITANDO PONTOS DE VISTA DIFERENTES.; COMPARAR INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM GRÁFICOS OU TABELAS, PRESENTES EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS DO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA, COMO RELATÓRIOS, TEXTOS DIDÁTICOS, ENTRE OUTROS. | Regiane Oliveira Santos | 5º ano | Ciências | 03/09/2021 08:00 | Reprise - Qual caminho o alimento percorre? – Aula 03 | Identificar e registrar de diferentes formas (ilustrações, vídeos, simuladores e outros) o processo de digestão dos alimentos, considerando o caminho percorrido pelos alimentos no sistema digestório ou pelo gás oxigênio no sistema respiratório. | André Luiz Ramos de Santana Santos | 5º ano | Matemática | 03/09/2021 08:30 | Reprise - Aula 09 - A realização de uma pesquisa | Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados. | André Luiz Ramos de Santana Santos | 5º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 14:30 | Aula 2 - Ler e compreender uma reportagem | IDENTIFICAR A IDEIA CENTRAL DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS (ASSUNTO/TEMA), DEMONSTRANDO COMPREENSÃO GLOBAL.; INFERIR INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS, NA LEITURA DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.; INFERIR O SENTIDO DE PALAVRAS OU EXPRESSÕES DESCONHECIDAS, NA LEITURA DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.; LER E COMPREENDER NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA. | Regiane Oliveira Santos | 5º ano | Geografia | 03/09/2021 15:00 | USO CONSCIENTE E RACIONAL DA ENERGIA ELÉTRICA | Identificar práticas de uso racional da energia elétrica e propor ações de mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos de consumo, em diferentes lugares. | Evandra de Freitas Cavignato Custodio | 5º ano | Matemática | 03/09/2021 15:30 | Aula 10 - A realização de uma pesquisa | Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados. | André Luiz Ramos de Santana Santos |
Programação CMSP - Ensino Fundamental II – Anos Finais Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 6º ano | Ciências | 03/09/2021 07:30 | Formando uma boa imagem | Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão. | 6º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 08:00 | Imagem também é texto | LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.; Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais.; Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.; Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos. | 6º ano | Eletivas | 03/09/2021 08:30 | Vivências em Libras. Para além da língua! "Qual usar: surdo, surdo-mudo ou deficiente auditivo?" | Não se aplica | 6º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 14:00 | Reprise - Mona, é você? | Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais.; IDENTIFICAR A IDEIA CENTRAL DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS (ASSUNTO/TEMA), DEMONSTRANDO COMPREENSÃO GLOBAL.; Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos. | 6º ano | Educação Física | 03/09/2021 14:30 | Reprise - Aquecimento: brincadeiras, jogos e esportes | Recriar e fruir danças do mundo, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem. | 6º ano | Geografia | 03/09/2021 15:00 | Reprise - Problemas e soluções socioambientais – parte 1 | Identificar e descrever problemas socioambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico entre outros), analisar as diferentes origens e propor soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas. | 7º ano | Ciências | 03/09/2021 09:00 | Histórias com vacinas | Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando e propondo soluções com base em indicadores ambientais e de qualidade de vida. | 7º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 09:30 | Dicas da Ana Clara!!! | Produzir notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural (resenhas e outros gêneros textuais próprios das formas de expressão das culturas juvenis, em várias mídias). | 7º ano | Eletivas | 03/09/2021 10:00 | Vivências em Libras. Para além da língua! "Qual usar: surdo, surdo-mudo ou deficiente auditivo?" | | 7º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 15:30 | Reprise - Reseeenha!!! | Produzir notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural (resenhas e outros gêneros textuais próprios das formas de expressão das culturas juvenis, em várias mídias). | 7º ano | Educação Física | 03/09/2021 16:00 | Reprise - Uma viagem ao mundo do futebol! | Praticar um ou mais esporte de marca e invasão oferecido pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.; Experimentar e fruir esportes de marca e invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. | 7º ano | Geografia | 03/09/2021 16:30 | Reprise - As fases da Globalização – parte 1 | Aplicar conhecimentos geográficos para identificar fenômenos socioespaciais representativos das primeiras fases do processo de globalização em diferentes lugares. | 8º ano | Ciências | 03/09/2021 10:30 | Outras IST | Identificar sintomas, modos de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública. | 8º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 11:00 | (Re) descobrindo a arte | Analisar tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.; Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.; Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva.; Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação). | 8º ano | Eletivas | 03/09/2021 11:30 | Vivências em Libras. Para além da língua! "Qual usar: surdo, surdo-mudo ou deficiente auditivo? | | 8º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 17:00 | Reprise - (In)Formar-se é preciso | Analisar tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.; Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos. | 8º ano | Educação Física | 03/09/2021 17:30 | Reprise - Vamos de dança de salão? - Parte 2 | Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas | 8º ano | Geografia | 03/09/2021 18:00 | Reprise - A influência da tecnologia no Brasil – parte 1 | Caracterizar os espaços industriais-tecnológicos e discutir o papel das políticas governamentais e a criação e/ou expansão dos centros tecnológicos e de pesquisa, em diferentes regiões brasileiras, em especial no Estado de São Paulo. | 9º ano | Ciências | 03/09/2021 14:00 | Unidades de Conservação | Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas. | 9º ano | Eletivas | 03/09/2021 14:30 | Vivências em Libras. Para além da língua! "Qual usar: surdo, surdo-mudo ou deficiente auditivo? | | 9º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 15:00 | Texto figurado | Identificar crítica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes, charges, por exemplo.; Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.; Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros; Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.; Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros. | 9º ano | Geografia | 03/09/2021 18:30 | Reprise - Relações internacionais do Brasil, BRICS e Estados Unidos – Parte 1 | Identificar, comparar e analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). | 9º ano | Educação Física | 03/09/2021 19:00 | Reprise - Futsal: elementos técnicos ou técnico-táticos e combinações táticas do futsal | Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de invasão e de combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.; Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: invasão e combate. | 9º ano | Língua Portuguesa | 03/09/2021 19:30 | Reprise - #SOMOSTODOSMEMEIROS | Identificar crítica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes, charges, por exemplo.; Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.; Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros; Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.; Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros. |
Programação CMSP - Ensino Médio Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 1ª série | Língua Portuguesa | 03/09/2021 07:30 | Reprise - Como se faz um Abaixo-assinado? | | 1ª série | Sociologia | 03/09/2021 08:00 | Reprise - Na minha época!... Então... Na sua época! | Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis. | 1ª série | Filosofia | 03/09/2021 08:30 | Reprise - Metrópolis: (re)produção do espaço e domínio da técnica | Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico. | 1ª série | Educação Física | 03/09/2021 15:30 | Tecnologia na dança | Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo. | 1ª série | Geografia | 03/09/2021 16:00 | As Corporações e os organismos internacionais – parte 2 | Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais e discutir as influências na vida da população em relação ao consumo, cultura, política, mobilidade, educação entre outros, em diferentes regiões do mundo | 1ª série | LEM-Inglês | 03/09/2021 16:30 | Challenges | Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo. | 2ª série | Língua Portuguesa | 03/09/2021 09:00 | Reprise - Recursos linguísticos | Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica. | 2ª série | Sociologia | 03/09/2021 09:30 | Reprise - O trabalho enaltece o homem... Mas o que é trabalho? | Identificar o trabalho como mediação entre o homem e a natureza | 2ª série | Filosofia | 03/09/2021 10:00 | Reprise - Preconceito e discriminação - Parte 01 | Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e de preconceitos | 2ª série | Educação Física | 03/09/2021 17:00 | Tchoukball | Identificar e vivenciar diversas possibilidades dos sistemas de jogo e táticas da modalidade trabalhada no bimestre | 2ª série | Geografia | 03/09/2021 17:30 | Matrizes culturais brasileiras – parte 1 | Associar as manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz brasileira do presente aos processos históricos de sua formação cultural | 2ª série | LEM-Inglês | 03/09/2021 18:00 | Do you know this game? | Identificar as situações de uso de verbos modais should, must, might.; Inferir o significado de palavras por meio da análise de sua estrutura e de comparação com a língua portuguesa. | 3ª série | Filosofia | 03/09/2021 10:30 | Reprise - Liberdade, política e democracia - Parte 01 | Relacionar liberdade à política por meio da mediação do conceito de democracia | 3ª série | Língua Portuguesa | 03/09/2021 11:00 | Reprise - Selfie – O olhar no espelho. | Localizar e interpretar informações em um texto para apresentar uma opinião e construir argumentação. | 3ª série | Sociologia | 03/09/2021 11:30 | Reprise - O Estado nosso de cada dia | Compreender o conceito geral de Estado e suas formas | 3ª série | LEM-Inglês | 03/09/2021 18:30 | Is that a possibility? | Identificar as situações de uso dos verbos modais: may, might.; Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de experiência, textos informativo descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais. | 3ª série | Educação Física | 03/09/2021 19:00 | Vai dar Samba | Identificar as características do samba de roda: gestos e movimentos | 3ª série | Geografia | 03/09/2021 19:30 | África e sua distribuição espacial – parte 1 | Extrair informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos |
|
|
|
|
|
No comments:
Post a Comment