pebsp posted: "Confira a Programação do Centro de Mídias São Paulo - CMSP para Segunda-Feira, 06 de Agosto de 2021. A Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC/SP) divulgou o horário das aulas do Centro de Mídias São Paulo – CMSP para Sexta, 06 de Agosto de 2021. A" Confira a Programação do Centro de Mídias São Paulo - CMSP para Segunda-Feira, 06 de Agosto de 2021. A Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC/SP) divulgou o horário das aulas do Centro de Mídias São Paulo – CMSP para Sexta, 06 de Agosto de 2021. Agora, vamos postar as habilidades que serão trabalhadas em cada aula. A Programação está separada por ano/série e horário de transmissão e habilidade. Programação CMSP - Ensino Fundamental I – Anos Iniciais Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 1º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 07:30 | MEU GALINHO | COMPARAR O SOM E A GRAFIA DE DIFERENTES PARTES DA PALAVRA (COMEÇO, MEIO E FIM).; COMPREENDER AS NOTAÇÕES DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA - SEGMENTOS SONOROS E LETRAS.; RELACIONAR ELEMENTOS SONOROS DAS PALAVRAS COM SUA REPRESENTAÇÃO ESCRITA. | 1º ano | Geografia | 06/08/2021 08:00 | ESPAÇOS PRIVADOS E PÚBLICOS DE USO COLETIVO | Reconhecer as funções do espaço público de uso coletivo, tais como as praças, os parques e a escola, e comparar os diferentes usos desses espaços. | 1º ano | Matemática | 06/08/2021 08:30 | ARTE COM BARBANTE | Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. | 1º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 14:00 | Reprise - BINGO DAS PALAVRAS | RELACIONAR ELEMENTOS SONOROS DAS PALAVRAS COM SUA REPRESENTAÇÃO ESCRITA; COMPARAR O SOM E A GRAFIA DE DIFERENTES PARTES DA PALAVRA (COMEÇO, MEIO E FIM).; COMPREENDER AS NOTAÇÕES DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA - SEGMENTOS SONOROS E LETRAS. | 1º ano | Ciências | 06/08/2021 14:30 | Reprise - OS DIAS DA SEMANA | Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. | 1º ano | Matemática | 06/08/2021 15:00 | Reprise - OBSERVANDO A CIDADE | Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano. | 2º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 09:00 | JOGO DA TRILHA | GRAFAR PALAVRAS DESCONHECIDAS APOIANDO-SE NO SOM E NA GRAFIA DE PALAVRAS FAMILIARES E/OU ESTÁVEIS.; LER E COMPREENDER CANTIGAS, QUADRINHAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, COM CERTA AUTONOMIA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO.; PLANEJAR E PRODUZIR TEXTOS CONHECIDOS DE DIFERENTES GÊNEROS, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL, O ESTILO E A FINALIDADE DO GÊNERO. | 2º ano | Geografia | 06/08/2021 09:30 | A INFLUÊNCIA DOS MIGRANTES - AULA 1 | Reconhecer e descrever a influência dos migrantes internos e externos que contribuíram para modificação, organização e/ou construção do espaço geográfico, no bairro ou comunidade em que vive. | 2º ano | Matemática | 06/08/2021 10:00 | ELABORANDO E RESOLVENDO SITUAÇÕES-PROBLEMA | RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO, ENVOLVENDO NÚMEROS DE ATÉ TRÊS ORDENS, COM OS SIGNIFICADOS DE JUNTAR, ACRESCENTAR, SEPARAR, RETIRAR, UTILIZANDO ESTRATÉGIAS PESSOAIS OU CONVENCIONAIS. | 2º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 14:00 | Reprise - O MISTÉRIO DA LENDA... | GRAFAR PALAVRAS DESCONHECIDAS APOIANDO-SE NO SOM E NA GRAFIA DE PALAVRAS FAMILIARES E/OU ESTÁVEIS.; LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS. | 2º ano | Ciências | 06/08/2021 14:30 | Reprise - O JOGO DOS SENTIDOS – parte 2 | | 2º ano | Matemática | 06/08/2021 15:00 | Reprise - COMPARANDO E ORDENANDO | COMPARAR E ORDENAR NÚMEROS NATURAIS (ATÉ A ORDEM DE CENTENAS) PELA COMPREENSÃO DE CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (VALOR POSICIONAL E FUNÇÃO DO ZERO). | 3º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 10:30 | NOTÍCIA E PLACA | COMPREENDER, NA LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS, O EFEITO DE SENTIDO PRODUZIDO PELO USO DE RECURSOS EXPRESSIVOS GRÁFICO-VISUAIS.; LER E COMPREENDER, SILENCIOSAMENTE E, EM SEGUIDA, EM VOZ ALTA, COM AUTONOMIA E FLUÊNCIA, GÊNEROS TEXTUAIS VARIADOS.; IDENTIFICAR A IDEIA CENTRAL DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS (ASSUNTO/TEMA), DEMONSTRANDO COMPREENSÃO GLOBAL. | 3º ano | Geografia | 06/08/2021 11:00 | RECURSOS NATURAIS - AULA 1 | Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas entre outros), e discutir os problemas socioambientais provocados por esses usos | 3º ano | Matemática | 06/08/2021 11:30 | MEMORIZANDO | Construir, utilizar e desenvolver estratégias diversas para o cálculo das quatro operações | 3º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 15:30 | Reprise - MAPIN...O QUÊ? | IDENTIFICAR A IDEIA CENTRAL DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS (ASSUNTO/TEMA), DEMONSTRANDO COMPREENSÃO GLOBAL.; LER E COMPREENDER, COM AUTONOMIA, INSTRUÇÕES DE MONTAGEM, REGRAS DE JOGO, REGRAS DE BRINCADEIRAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, COMPREENDENDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O NÚCLEO PEDAGÓGICO - LÍNGUA PORTUGUESA - ANOS INICIAIS TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO PRÓPRIO DE CADA GÊNERO (PREDOMÍNIO DE VERBOS NO IMPERATIVO OU INFINITIVO, POR EXEMPLO). | 3º ano | Ciências | 06/08/2021 16:00 | Reprise - FEIXE DE LUZ... VAMOS RELEMBRAR? | Experimentar e descrever o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água, etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano). | 3º ano | Matemática | 06/08/2021 16:30 | Reprise - BORA ESCREVER E LER OS NÚMEROS? | LER, ESCREVER E COMPARAR NÚMEROS NATURAIS DE ATÉ A ORDEM DE UNIDADE DE MILHAR, ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE OS REGISTROS NUMÉRICOS E EM LÍNGUA MATERNA. | 4º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 09:00 | Reprise - Verso, estrofe e rima - II | LER E COMPREENDER, COM CERTA AUTONOMIA, TEXTOS EM VERSOS, EXPLORANDO RECURSOS SONOROS COMO RIMAS, ALITERAÇÕES, SONS, JOGOS DE PALAVRAS, IMAGENS POÉTICAS (SENTIDOS FIGURADOS) E RECURSOS VISUAIS. | 4º ano | Ciências | 06/08/2021 09:30 | Reprise - Fases da Lua -1 | Explicar a relação entre os movimentos observáveis do Sistema Sol, Terra e Lua e associá-los a períodos regulares de marcação do tempo na vida humana. | 4º ano | Matemática | 06/08/2021 10:00 | Reprise - Detetives da matemática - 4 | Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.; RECONHECER E MOSTRAR, POR MEIO DE EXEMPLOS, QUE A RELAÇÃO DE IGUALDADE EXISTENTE ENTRE DOIS TERMOS PERMANECE QUANDO SE ADICIONA OU SE SUBTRAI UM MESMO NÚMERO A CADA UM DESSES TERMOS. | 4º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 14:00 | Recurso visual no poema | LER E COMPREENDER, COM CERTA AUTONOMIA, TEXTOS EM VERSOS, EXPLORANDO RECURSOS SONOROS COMO RIMAS, ALITERAÇÕES, SONS, JOGOS DE PALAVRAS, IMAGENS POÉTICAS (SENTIDOS FIGURADOS) E RECURSOS VISUAIS. | 4º ano | Geografia | 06/08/2021 14:30 | DA FAZENDA ATÉ SUA CASA – AULA 1: O LEITE | Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas | 4º ano | Matemática | 06/08/2021 15:00 | Detetives da matemática – 5 Jogo da memória das igualdades | Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.; RECONHECER E MOSTRAR, POR MEIO DE EXEMPLOS, QUE A RELAÇÃO DE IGUALDADE EXISTENTE ENTRE DOIS TERMOS PERMANECE QUANDO SE ADICIONA OU SE SUBTRAI UM MESMO NÚMERO A CADA UM DESSES TERMOS. | 5º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 07:30 | Reprise - Ciberpoema | COMPREENDER, NA LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS, O EFEITO DE SENTIDO PRODUZIDO PELO USO DE RECURSOS EXPRESSIVOS GRÁFICO-VISUAIS | 5º ano | Ciências | 06/08/2021 08:00 | Reprise - Qual caminho o alimento percorre? | Identificar e registrar de diferentes formas (ilustrações, vídeos, simuladores e outros) o processo de digestão dos alimentos, considerando o caminho percorrido pelos alimentos no sistema digestório ou pelo gás oxigênio no sistema respiratório. | 5º ano | Matemática | 06/08/2021 08:30 | Reprise - A igualdade permanece | Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.; RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA CUJA CONVERSÃO EM SENTENÇA MATEMÁTICA SEJA UMA IGUALDADE COM UMA OPERAÇÃO EM QUE UM DOS TERMOS É DESCONHECIDO. | 5º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 15:30 | Poesia visual | COMPREENDER, NA LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS, O EFEITO DE SENTIDO PRODUZIDO PELO USO DE RECURSOS EXPRESSIVOS GRÁFICO-VISUAIS | 5º ano | Geografia | 06/08/2021 16:00 | A IMPORTÂNCIA NOS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E NA QUALIDADE AMBIENTAL PROMOVIDOS PELO RIO TIETÊ | Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras entre outros), a partir de seu lugar de vivência. | 5º ano | Matemática | 06/08/2021 16:30 | R.N.C.P - Reconhecer, nomear e comparar polígonos | Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.; RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS EM CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS. |
Programação CMSP - Ensino Fundamental II – Anos Finais Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 6º ano | História | 06/08/2021 07:30 | O que é cidadania? (EF05HI05) | Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica. | 6º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 08:00 | Como podemos comunicar um mesmo fato? | EF69LP17 – Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários. | 6º ano | Eletivas | 06/08/2021 08:30 | Vivências em Libras. Para além da língua! | Não se aplica | 6º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 14:00 | Reprise - Cadê o humor? | Identificar crítica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes, charges, por exemplo. | 6º ano | Educação Física | 06/08/2021 14:30 | Reprise - As capacidades físicas nas brincadeiras e jogos | Identificar as capacidades físicas mobilizadas na prática das brincadeiras e jogos e da ginástica geral. | 6º ano | Geografia | 06/08/2021 15:00 | Reprise - O péssimo uso dos recursos hídricos – parte 1 | Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras entre outros), a partir de seu lugar de vivência. | 7º ano | História | 06/08/2021 09:00 | O mundo feudal: política, economia e sociedade (retomada) | Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos. | 7º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 09:30 | Divulgando ciência | Analisar o uso de elementos gramaticais (substantivos, adjetivos e verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo afirmativo e negativo) na produção (escrita/oral), leitura de diferentes gêneros. | 7º ano | Eletivas | 06/08/2021 10:00 | Vivências em Libras. Para além da língua! | | 7º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 15:30 | Reprise - Nomes, características e fatos | Analisar o uso de elementos gramaticais (substantivos, adjetivos e verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo afirmativo e negativo) na produção (escrita/oral), leitura de diferentes gêneros. | 7º ano | Educação Física | 06/08/2021 16:00 | Reprise - Handebol: esporte de invasão ou territorial | Experimentar e fruir esportes de marca e invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. | 7º ano | Geografia | 06/08/2021 16:30 | Reprise - Atividades econômicas e suas influências socioambientais – Parte 1 | Caracterizar as atividades primárias, secundárias e terciárias e analisar as transformações espaciais, econômicas, culturais, políticas e ambientais em diferentes lugares. | 8º ano | História | 06/08/2021 10:30 | África entre nós! (EF07HI16) | Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. | 8º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 11:00 | A guerra dos mundos | Utilizar elementos que marquem os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).; Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados. | 8º ano | Eletivas | 06/08/2021 11:30 | Vivências em Libras. Para além da língua! | | 8º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 17:00 | Reprise - Ler e entender | Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.; Identificar mecanismos de progressa~o tema´tica, tais como retomadas anafo´ricas , cata´foras, uso de organizadores textuais, de coesivos etc.; Utilizar elementos que marquem os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.). | 8º ano | Educação Física | 06/08/2021 17:30 | Reprise - Danças Urbanas: suas manifestações | Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a elas por diferentes grupos sociais. | 8º ano | Geografia | 06/08/2021 18:00 | Reprise - Fluxos materiais e as redes de transportes, pessoas e mercadorias | Analisar o papel das redes de transporte e comunicação e estabelecer relações com os fluxos materiais (objetos, mercadorias, pessoas) e imateriais (dados, informação, comunicação) em escala global. | 9º ano | História | 06/08/2021 14:00 | Revolução Francesa e seus desdobramentos – Parte 2 | Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. | 9º ano | Eletivas | 06/08/2021 14:30 | Vivências em Libras. Para além da língua! | | 9º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 15:00 | Segurança na faixa | Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão | 9º ano | Geografia | 06/08/2021 18:30 | Reprise - Tecnologia e trabalho na América e na África – Parte 1 | Analisar as características do desenvolvimento científico e tecnológico e relacionar com as transformações dos tipos de trabalho e influências na economia dos espaços urbanos e rurais de diferentes países da América e África. | 9º ano | Educação Física | 06/08/2021 19:00 | Reprise - Estratégias para os desafios técnicos e táticos no basquetebol | Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de invasão e de combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar. | 9º ano | Língua Portuguesa | 06/08/2021 19:30 | Reprise - Os números não mentem | Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados. |
Programação CMSP - Ensino Médio Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 1ª série | Língua Portuguesa | 06/08/2021 07:30 | Reprise - Roda de leitura | Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente. | 1ª série | Sociologia | 06/08/2021 08:00 | Reprise - O jovem vai dominar o mundo! | Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis. | 1ª série | Filosofia | 06/08/2021 08:30 | Reprise - "Juventude é só uma palavra"? | Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis. | 1ª série | Aula Especial | 06/08/2021 15:30 | "Divulgação dos Itinerários Formativos do Ensino Médio" | | 1ª série | Aula Especial | 06/08/2021 16:00 | "Divulgação dos Itinerários Formativos do Ensino Médio" | | 1ª série | Aula Especial | 06/08/2021 16:30 | "Divulgação dos Itinerários Formativos do Ensino Médio" | | 2ª série | Língua Portuguesa | 06/08/2021 09:00 | Reprise - O que cabe no poema? | Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário. | 2ª série | Sociologia | 06/08/2021 09:30 | Reprise - Cuidado! Em constante construção.... | Distinguir a inserção nos diversos grupos sociais de origem e convivência cotidiana (1ª série - 2020 - Rec) | 2ª série | Filosofia | 06/08/2021 10:00 | Reprise - Vamos falar sobre humilhação? | Identificar e criticar práticas de humilhação social | 2ª série | Educação Física | 06/08/2021 17:00 | Qualidade de vida | Diferenciar saúde individual de saúde coletiva | 2ª série | Geografia | 06/08/2021 17:30 | O estudo da estrutura geológica e geofísica da Terra – parte 1 | Identificar, em textos ou iconografias, a relatividade dos conhecimentos científicos, sua evolução linear e as rupturas revolucionárias, que alteraram o curso das ciências, notadamente na Geologia e na Geofísica | 2ª série | LEM-Inglês | 06/08/2021 18:00 | From definitions to advertisements | Deduzir uma regra gramatical com base na análise de exemplos; Inferir o significado de palavras por meio da análise de sua estrutura e de comparação com a língua portuguesa. | 3ª série | Filosofia | 06/08/2021 10:30 | Reprise - "Não há ninguém que explique e ninguém que não entenda" | Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade | 3ª série | Língua Portuguesa | 06/08/2021 11:00 | Reprise - Geração Canguru | Identificar e saber utilizar, em produções textuais, os conceitos de concordância e de elementos de coesão | 3ª série | Sociologia | 06/08/2021 11:30 | Reprise - Ciências humanas =/ Opinião | Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade. (1ª série - 2020 - Rec); Distinguir o conhecimento de senso comum do conhecimento científico (1ª série - 2020 - Rec) | 3ª série | LEM-Inglês | 06/08/2021 18:30 | From natural disasters to volunteerism | Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais; Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncios, boletins informativos, guias de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais | 3ª série | Educação Física | 06/08/2021 19:00 | Ginástica | Identificar interesses e motivações envolvidos na prática dos diversos tipos e formas de ginástica | 3ª série | Geografia | 06/08/2021 19:30 | Diferentes grupos étnicos da população brasileira (parte 1) | Associar as manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz brasileira do presente aos processos históricos de sua formação cultural |
|
|
|
|
|
No comments:
Post a Comment