pebsp posted: "Confira a Programação do Centro de Mídias São Paulo - CMSP para Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021. A Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC/SP) divulgou o horário das aulas do Centro de Mídias São Paulo – CMSP para Sexta, 20 de Agosto de 2021. Ago" Confira a Programação do Centro de Mídias São Paulo - CMSP para Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021. A Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC/SP) divulgou o horário das aulas do Centro de Mídias São Paulo – CMSP para Sexta, 20 de Agosto de 2021. Agora, vamos postar as habilidades que serão trabalhadas em cada aula. A Programação está separada por ano/série e horário de transmissão e habilidade. Programação CMSP - Ensino Fundamental I – Anos Iniciais Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 1º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 07:30 | Aula de retomada - Recitando quadrinhas | LER E COMPREENDER, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, QUADRINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, CANTIGAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL, O ESTILO E A FINALIDADE DO GÊNERO.; PRODUZIR, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM O PROFESSOR, CANTIGAS, QUADRINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA. | 1º ano | Geografia | 20/08/2021 08:00 | ERA UMA VEZ TRÊS PORQUINHOS BONZINHOS E UM LOBO QUE ERA NADA MAU | Discutir e elaborar, coletivamente, acordos, regras e normas de convívio em diferentes espaços (casa, bairro, sala de aula, escola, áreas de lazer entre outros), considerando as regras gerais pré-existentes, o cuidado com os espaços públicos e os tipos de uso coletivo.; Identificar, descrever e comparar diferentes tipos de moradia em seus lugares de vivência e objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários entre outros), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção; Identificar itinerários percorridos ou descritos em contos literários, histórias inventadas e/ou brincadeiras, representando-os por meio de mapas mentais e desenhos. | 1º ano | Matemática | 20/08/2021 08:30 | RETOMADA - Elefante na teia de aranha | Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos. | 1º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 14:00 | Reprise - Aula de retomada - Selecionando cantigas | Compreender as notações do sistema de escrita alfabética - segmentos sonoros e letras.; RELACIONAR ELEMENTOS SONOROS DAS PALAVRAS COM SUA REPRESENTAÇÃO ESCRITA | 1º ano | Ciências | 20/08/2021 14:30 | Reprise - RETOMADA - POR QUE EXISTE O DIA E A NOITE? | Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. | 1º ano | Matemática | 20/08/2021 15:00 | Reprise - RETOMADA - QUANTAS FRUTAS HÁ? | Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (no mínimo 20 Elementos) por estimativa e/ ou por correspondência (um a uma, dois a dois) para indicar "tem mais", "tem menos" ou "tem a mesma quantidade".; CONTAR A QUANTIDADE DE OBJETOS DE COLEÇÕES DE NO MÍNIMO 20 UNIDADES E APRESENTAR O RESULTADO POR REGISTROS VERBAIS E SIMBÓLICOS, EM SITUAÇÕES DE SEU INTERESSE, COMO JOGOS, BRINCADEIRAS, MATERIAIS DA SALA DE AULA, ENTRE OUTROS.; Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica | 2º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 09:00 | Aula de Retomada - LENDAS BRASILEIRAS | LER E COMPREENDER, COM CERTA AUTONOMIA, CONTOS DE FADAS, MARAVILHOSOS, POPULARES, FÁBULAS, CRÔNICAS ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA / ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO.; SEGMENTAR PALAVRAS, AINDA QUE NÃO CONVENCIONALMENTE, NA PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.; PRODUZIR, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, LISTAS, AVISOS, CONVITES, RECEITAS, INSTRUÇÕES DE MONTAGEM, LEGENDAS PARA ÁLBUNS, FOTOS OU ILUSTRAÇÕES (DIGITAIS OU IMPRESSOS), ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO.; LER E COMPREENDER DIFERENTES TEXTOS DO CAMPO ARTÍSITICO LITERÁRIO: CONTOS, FÁBULAS, LENDAS, ENTRE OUTROS; CONFIRMAR (OU NÃO) ANTECIPAÇÕES E INFERÊNCIAS REALIZADAS ANTES E DURANTE A LEITURA DO GÊNERO TEXTUAL. | 2º ano | Geografia | 20/08/2021 09:30 | RECURSOS NATURAIS | Identificar os recursos naturais de diferentes lugares e discutir as diferentes formas de sua utilização. | 2º ano | Matemática | 20/08/2021 10:00 | Aulas de retomada: COMPARANDO VALORES | ESTABELECER A EQUIVALÊNCIA DE VALORES ENTRE MOEDAS E CÉDULAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO PARA RESOLVER SITUAÇÕES COTIDIANAS. | 2º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 14:00 | Reprise - Aula de Retomada - VAMOS BRINCAR DE STOP | COMPREENDER O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA.; COMPARAR O SOM E A GRAFIA DE DIFERENTES PARTES DA PALAVRA (COMEÇO, MEIO E FIM).; GRAFAR PALAVRAS DESCONHECIDAS APOIANDO-SE NO SOM E NA GRAFIA DE PALAVRAS FAMILIARES E/OU ESTÁVEIS. | 2º ano | Ciências | 20/08/2021 14:30 | Reprise - Aulas de retomada: O CORPO HUMANO | Localizar, nomear e representar as partes do corpo humano, por meio de desenhos, aplicativos, softwares e/ou modelos tridimensionais e explicar as funções de cada parte. | 2º ano | Matemática | 20/08/2021 15:00 | Reprise - Aulas de retomada: CONHECENDO MELHOR O CUBO | Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. | 3º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 10:30 | Retomada ID14091 Mapa de "cantigas e quadrinhas de nosso povo" | LER E COMPREENDER CANTIGAS, QUADRINHAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, COM CERTA AUTONOMIA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO.; COMPREENDER, NA LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS, O EFEITO DE SENTIDO PRODUZIDO PELO USO DE RECURSOS EXPRESSIVOS GRÁFICO-VISUAIS. | 3º ano | Geografia | 20/08/2021 11:00 | QUE RIO É ESSE? | Identificar e comparar os diferentes impactos socioambientais (erosão, deslizamento, escoamento superficial entre outros) que podem ocorrer em áreas urbanas e rurais, a partir do desenvolvimento e avanço de algumas atividades econômicas. | 3º ano | Matemática | 20/08/2021 11:30 | Reprise - RÉGUA E FITA MÉTRICA | ESTIMAR, MEDIR E COMPARAR COMPRIMENTOS DE LADOS DE SALAS (INCLUINDO CONTORNO) E DE POLÍGONOS, UTILIZANDO UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADAS E PADRONIZADAS (METRO, CENTÍMETRO E MILÍMETRO) E INSTRUMENTOS ADEQUADOS. | 3º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 15:30 | Reprise - Retomada ID16994 Cadê meus ossos? | GRAFAR PALAVRAS DESCONHECIDAS APOIANDO-SE NO SOM E NA GRAFIA DE PALAVRAS FAMILIARES E/OU ESTÁVEIS.; LER/OUVIR E COMPREENDER, COM AUTONOMIA, RELATOS DE OBSERVAÇÃO E DE PESQUISAS, RELATÓRIOS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, VOCÊ SABIA QUÊ?, RESUMOS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO. | 3º ano | Ciências | 20/08/2021 16:00 | Reprise - O SOM | Observar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu. | 3º ano | Matemática | 20/08/2021 16:30 | Reprise - COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS | IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, UTILIZANDO A COMPOSIÇÃO E A DECOMPOSIÇÃO DE NÚMERO NATURAL DE ATÉ QUATRO ORDENS. | 4º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 09:00 | Reprise - Retomada: revisão textual e mão na massa | PLANEJAR E PRODUZIR INSTRUÇÕES DE MONTAGEM, REGRAS DE JOGO, REGRAS DE BRINCADEIRAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO.; Identificar e manter em instruções de montagem de jogos e brincadeiras (digitais ou impressos), o tema/assunto, a estrutura composicional (lista, apresentação de materiais e instruções, etapas do jogo), o estilo (verbos no imperativo) e a situação comunicativa. | 4º ano | Ciências | 20/08/2021 09:30 | Reprise - Combatendo – A prevenção | | 4º ano | Matemática | 20/08/2021 10:00 | Reprise - Compra de frutas e verduras na feira | RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS QUE ENVOLVAM SITUAÇÕES DE COMPRA E VENDA E FORMAS DE PAGAMENTO, UTILIZANDO TERMOS COMO TROCO E DESCONTO, ENFATIZANDO O CONSUMO ÉTICO, CONSCIENTE E RESPONSÁVEL. | 4º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 13:00 | Retomada: Hora de compartilhar e se divertir | PLANEJAR E PRODUZIR INSTRUÇÕES DE MONTAGEM, REGRAS DE JOGO, REGRAS DE BRINCADEIRAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO. | 4º ano | Geografia | 20/08/2021 13:30 | FLUXO MIGRATÓRIO NORDESTINO | Descrever processos migratórios internos e externos (europeus, asiáticos, africanos, latino americanos, entre outros) e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. | 4º ano | Matemática | 20/08/2021 14:00 | Reprise - Sequências de números | Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes. | 5º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 07:30 | Reprise - Aula de retomada - Estudar o texto escolhido para comentá-lo e planejar a escrita | DISTINGUIR FATOS DE OPINIÕES / SUGESTÕES NA LEITURA DE DIFERENTES TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA (NOTÍCIAS, CARTAS DE LEITOR, COMENTÁRIOS, POSTS...).; ARGUMENTAR EM DEFESA DE PONTOS DE VISTA SOBRE TEMAS POLÊMICOS RELACIONADOS A SITUAÇÕES VIVENCIADAS NA ESCOLA E/OU NA COMUNIDADE, NA PRODUÇÃO ESCRITA DE CARTAS DE RECLAMAÇÃO, RESENHAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA.; LER E COMPREENDER, SILENCIOSAMENTE E, EM SEGUIDA, EM VOZ ALTA, COM AUTONOMIA E FLUÊNCIA, GÊNEROS TEXTUAIS VARIADOS.; IDENTIFICAR EM NOTÍCIAS, CARTAS DE LEITOR, COMENTÁRIOS, POSTS ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA, FATOS, PARTICIPANTES, LOCAL E MOMENTO/ TEMPO DA OCORRÊNCIA DO FATO/ASSUNTO COMENTADO.; COMPREENDER, NA LEITURA DE TEXTOS, O SENTIDO DO USO DE DIFERENTES CONJUNÇÕES E A RELAÇÃO QUE ESTABELECEM NA ARTICULAÇÃO DAS PARTES DO TEXTO: ADIÇÃO, OPOSIÇÃO, TEMPO, CAUSA, CONDIÇÃO, FINALIDADE. | 5º ano | Ciências | 20/08/2021 08:00 | Reprise - Aula de retomada: Dez passos para a alimentação adequada | Adaptar e propor um cardápio equilibrado utilizando os alimentos regionais pela sua sazonalidade e associar à alimentação como promotora da saúde. | 5º ano | Matemática | 20/08/2021 08:30 | Reprise - Aula de retomada 09 – Os enfeites da mesa do bolo-pt.02 | IDENTIFICAR E REPRESENTAR FRAÇÕES (MENORES E MAIORES QUE A UNIDADE), ASSOCIANDO-AS AO RESULTADO DE UMA DIVISÃO OU À IDEIA DE PARTE DE UM TODO, UTILIZANDO A RETA NUMÉRICA COMO RECURSO. | 5º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 14:30 | Aula de retomada - Escrevendo, revisando e postando o comentário | DISTINGUIR FATOS DE OPINIÕES / SUGESTÕES NA LEITURA DE DIFERENTES TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA (NOTÍCIAS, CARTAS DE LEITOR, COMENTÁRIOS, POSTS...).; ARGUMENTAR EM DEFESA DE PONTOS DE VISTA SOBRE TEMAS POLÊMICOS RELACIONADOS A SITUAÇÕES VIVENCIADAS NA ESCOLA E/OU NA COMUNIDADE, NA PRODUÇÃO ESCRITA DE CARTAS DE RECLAMAÇÃO, RESENHAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA.; IDENTIFICAR EM NOTÍCIAS, CARTAS DE LEITOR, COMENTÁRIOS, POSTS ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA, FATOS, PARTICIPANTES, LOCAL E MOMENTO/ TEMPO DA OCORRÊNCIA DO FATO/ASSUNTO COMENTADO.; COMPREENDER, NA LEITURA DE TEXTOS, O SENTIDO DO USO DE DIFERENTES CONJUNÇÕES E A RELAÇÃO QUE ESTABELECEM NA ARTICULAÇÃO DAS PARTES DO TEXTO: ADIÇÃO, OPOSIÇÃO, TEMPO, CAUSA, CONDIÇÃO, FINALIDADE. | 5º ano | Geografia | 20/08/2021 15:00 | ÊXODO NORDESTINO | Compreender as desigualdades socioeconômicas, a partir da análise de indicadores populacionais (renda, escolaridade, expectativa de vida, mortalidade e natalidade, migração entre outros) em diferentes regiões brasileiras. | 5º ano | Matemática | 20/08/2021 15:30 | Aula de Retomada 10: Cortando o bolo | Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.; Identificar diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes. |
Programação CMSP - Ensino Fundamental II – Anos Finais Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 6º ano | Geografia | 20/08/2021 07:30 | Retomada de aula - Conexões e hierarquias entre diferentes cidades | Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas. | 6º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 08:00 | Aula de retomada - JOGANDO COM VERBOS | | 6º ano | Eletivas | 20/08/2021 08:30 | Vivências em Libras. Para além da língua! Existe uma única Língua de Sinais? | Não se aplica | 6º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 14:00 | Reprise - Aula de retomada - Jogando com gêneros textuais | LER E COMPREENDER, COM CERTA AUTONOMIA, TEXTOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO, QUE APRESENTEM DIFERENTES CENÁRIOS E PERSONAGENS, OBSERVANDO ELEMENTOS CONSTITUINTES DAS NARRATIVAS, TAIS COMO ENREDO, TEMPO, ESPAÇO, PERSONAGENS, NARRADOR E A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO INDIRETO E DISCURSO DIRETO.; Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva. | 6º ano | Educação Física | 20/08/2021 14:30 | Reprise - "Aula de retomada da aula - Exercícios físicos: vamos jogar e praticar!" | Experimentar e fruir exercícios físicos da ginástica de condicionamento físico que solicitem diferentes capacidades físicas. | 6º ano | Geografia | 20/08/2021 15:00 | Reprise - Representação cartográfica, coordenadas e elementos de um mapa – parte 2 | Distinguir os elementos do mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de coordenadas, fontes de informação entre outros em diferentes representações cartográficas. | 7º ano | Geografia | 20/08/2021 09:00 | Retomada de aula - As influências culturais dos indígenas e africanos no Brasil | Analisar as influências indígenas e africanas no processo de formação da cultura brasileira e relacionar com a atuação dos movimentos sociais contemporâneos no Brasil. | 7º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 09:30 | Sério mesmo? O mosquito é o rei?! | Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva.; Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas empregados, expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguísticogramaticais próprios a cada gênero narrativo.; Ler em voz alta textos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar/recontar histórias tanto da tradição oral, quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior. | 7º ano | Eletivas | 20/08/2021 10:00 | Vivências em Libras. Para além da língua! Existe uma única Língua de Sinais? | | 7º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 15:30 | Reprise - AULA DE RETOMADA: Caminhos da entrevista | Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, escolha do entrevistado etc.). | 7º ano | Educação Física | 20/08/2021 16:00 | Reprise - Aula de retomada da aula "Capacidade física: estafeta" | Propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.; Propor e Vivenciar exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade, agilidade). | 7º ano | Geografia | 20/08/2021 16:30 | Reprise - Retomada de aula - Comunidades tradicionais brasileiras– parte 2 | Identificar e selecionar, em registros histórico-geográficos, características dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombolas, povos das florestas e do cerrado, ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade em diferentes lugares e tempos. | 8º ano | Geografia | 20/08/2021 10:30 | Retomada de aula: As organizações internacionais no mundo globalizado | Identificar fatos, dados, situações e/ou fenômenos do processo de globalização e avaliar as diferentes manifestações culturais, políticas, econômicas, ambientais e sociais, em diferentes lugares. | 8º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 11:00 | "Fato ou opinião ? Eis a questão | Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações | 8º ano | Eletivas | 20/08/2021 11:30 | Vivências em Libras. Para além da língua! Existe uma única Língua de Sinais? | | 8º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 17:00 | Reprise - " Você tem usado muito a rede? | Identificar mecanismos de progressa~o tema´tica, tais como retomadas anafo´ricas , cata´foras, uso de organizadores textuais, de coesivos etc. | 8º ano | Educação Física | 20/08/2021 17:30 | Reprise - Aula de retomada da aula "Esporte Paralímpico: preconceitos e estereótipos II" | Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação. | 8º ano | Geografia | 20/08/2021 18:00 | Reprise - Retomada de aula - A América através da representação cartográfica | Interpretar e elaborar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da América e da África. | 9º ano | Geografia | 20/08/2021 14:00 | As minorias étnicas e a multiplicidade cultural | Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. | 9º ano | Eletivas | 20/08/2021 14:30 | Vivências em Libras. Para além da língua! Existe uma única Língua de Sinais? | | 9º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 15:00 | Aula de retomada "Na minha opinião" | Buscar conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.; Assumir posição diante de tema polêmico.; Analisar a linguística aplicada a textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais. | 9º ano | Geografia | 20/08/2021 18:30 | Reprise - Retomada de aula - Diversidades e diferenças sociopolíticas e geopolíticas mundiais – parte 2 | Selecionar, elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. | 9º ano | Educação Física | 20/08/2021 19:00 | Reprise - Aula de retomada da aula" Prática de um esporte de invasão oferecido pela escola: Basquetebol" | Praticar um ou mais esportes de invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas. | 9º ano | Língua Portuguesa | 20/08/2021 19:30 | Reprise - Aula de retomada "Problema, probleminha, problemão" | Assumir posição diante de tema polêmico.; Analisar a linguística aplicada a textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais. |
Programação CMSP - Ensino Médio Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 1ª série | Língua Portuguesa | 20/08/2021 07:30 | Reprise - Retomada - Apresentação de seminário. | | 1ª série | Sociologia | 20/08/2021 08:00 | Reprise - Retomada: Brasil – território indígena | Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas. | 1ª série | Filosofia | 20/08/2021 08:30 | Reprise - Ciência e Senso Comum II | Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). | 1ª série | Educação Física | 20/08/2021 15:30 | Aula de retomada: Rugbi | Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir. | 1ª série | Geografia | 20/08/2021 16:00 | Retomada de aula - Patrimônio e turismo sustentável, preservação cultural e ambiental | Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço. | 1ª série | LEM-Inglês | 20/08/2021 16:30 | Aula de retomada - Hair - Something I used to have | Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros); Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos. | 2ª série | Língua Portuguesa | 20/08/2021 09:00 | Reprise - : Retomada - Crise da leitura. Mito ou realidade? | | 2ª série | Sociologia | 20/08/2021 09:30 | Reprise - Retomada: Existe consumo de massa? | Refletir criticamente a respeito da produção em massa | 2ª série | Filosofia | 20/08/2021 10:00 | Reprise - Sujeito do saber | identificar diferentes concepções de indivíduo | 2ª série | Educação Física | 20/08/2021 17:00 | Aula de retomada: Tipos de Treinamento | Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre os sistemas orgânicos. | 2ª série | Geografia | 20/08/2021 17:30 | Retomada de aula - A agropecuária brasileira – parte 2 | Comparar dados e informações, expressos em diferentes linguagens, acerca do atual estágio da industrialização brasileira | 2ª série | LEM-Inglês | 20/08/2021 18:00 | Aula de Retomada - Our planet in the solar system | Reconhecer e usar os graus do adjetivo | 3ª série | Filosofia | 20/08/2021 10:30 | Reprise - Como surgiu o Estado - os contratualistas | Questionar o papel social do Estado e das leis | 3ª série | Língua Portuguesa | 20/08/2021 11:00 | Reprise - Retomada - LUXO LIXO | | 3ª série | Sociologia | 20/08/2021 11:30 | Reprise - Retomada: Quem tem medo de falar sobre racismo? | Estabelecer uma reflexão sobre o significado e a importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres | 3ª série | LEM-Inglês | 20/08/2021 18:30 | Aula de Retomada - Christmas, already? | Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais; Reconhecer e usar verbos que indicam diferentes habilidades.; Identificar diferentes usos do presente perfeito (expressar continuidade de ações, falar de experiência de vida, dar notícias) | 3ª série | Educação Física | 20/08/2021 19:00 | Aula de retomada: Hip hop | Caracterizar o movimento hip-hop como expressão sociocultural. | 3ª série | Geografia | 20/08/2021 19:30 | Retomada de aula - O conceito de América Latina – parte 2 | Analisar elementos histórico-geográficos que permitam diagnosticar diferentes argumentações socioculturais para explicar o conceito de América Latina |
|
|
|
|
|
No comments:
Post a Comment