pebsp posted: "Confira a Programação do Centro de Mídias São Paulo - CMSP para Quinta-Feira, 12 de Agosto de 2021. A Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC/SP) divulgou o horário das aulas do Centro de Mídias São Paulo – CMSP para Quinta, 02 de Agosto de 2021. A" Confira a Programação do Centro de Mídias São Paulo - CMSP para Quinta-Feira, 12 de Agosto de 2021. A Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC/SP) divulgou o horário das aulas do Centro de Mídias São Paulo – CMSP para Quinta, 02 de Agosto de 2021. Agora, vamos postar as habilidades que serão trabalhadas em cada aula. A Programação está separada por ano/série e horário de transmissão e habilidade. Programação CMSP - Ensino Fundamental I – Anos Iniciais Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 1º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 07:30 | Escrevendo quadrinhas | Compreender as notações do sistema de escrita alfabética - segmentos sonoros e letras.; PRODUZIR, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM O PROFESSOR, CANTIGAS, QUADRINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA. | 1º ano | Ciências | 12/08/2021 08:00 | RETOMADA - VOCÊ CONSEGUE? | Localizar, nomear e representar as partes do corpo humano, por meio de desenhos, aplicativos, softwares e/ou modelos tridimensionais e explicar as funções de cada parte. | 1º ano | Matemática | 12/08/2021 08:30 | RETOMADA - PROBLEMAS NA CLASSE | Resolver e elaborar situações problema de adição e subtração, com significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais | 1º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 14:00 | Reprise - Conhecendo quadrinhas | Compreender as notações do sistema de escrita alfabética - segmentos sonoros e letras.; COMPARAR O SOM E A GRAFIA DE DIFERENTES PARTES DA PALAVRA (COMEÇO, MEIO E FIM).; LER E COMPREENDER, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, QUADRINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, CANTIGAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL, O ESTILO E A FINALIDADE DO GÊNERO.; RELACIONAR ELEMENTOS SONOROS DAS PALAVRAS COM SUA REPRESENTAÇÃO ESCRITA.; LER PALAVRAS TOMANDO COMO REFERÊNCIA PALAVRAS CONHECIDAS E/OU MEMORIZADAS (ESTÁVEIS), COMO O PRÓPRIO NOME E O DE COLEGAS.; Manter a estrutura composicional própria de textos do campo da vida pública (anúncios publicitários, campanhas de conscientização entre outros), inclusive o uso de imagens, na produção escrita de cada um desses gêneros. | 1º ano | Arte | 12/08/2021 14:30 | Reprise - Aula de Retomada_Criando a nossa Dança | Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. | 1º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 15:00 | Reprise - Recitar, brincar e escrever quadrinhas | Compreender as notações do sistema de escrita alfabética - segmentos sonoros e letras.; PRODUZIR, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM O PROFESSOR, CANTIGAS, QUADRINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA. | 2º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 09:00 | Aula de Retomada - VEM BRINCAR COMIGO? | PRODUZIR, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM O PROFESSOR, CANTIGAS, QUADRINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA. | 2º ano | Ciências | 12/08/2021 09:30 | OBSERVANDO AS PLANTAS – Parte 2 | Observar e descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida e local onde se desenvolvem) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que vivem. | 2º ano | Matemática | 12/08/2021 10:00 | Aulas de retomada: PLANEJANDO UMA VISITA | INDICAR A DURAÇÃO DE INTERVALOS DE TEMPO ENTRE DUAS DATAS, COMO DIAS DA SEMANA E MESES DO ANO, UTILIZANDO CALENDÁRIO, PARA PLANEJAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DE AGENDA. | 2º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 14:00 | Reprise - Aula de Retomada - COMPLETE A PARLENDA | RELACIONAR ELEMENTOS SONOROS DAS PALAVRAS COM SUA REPRESENTAÇÃO ESCRITA; LER E COMPREENDER, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, QUADRINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, CANTIGAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL, O ESTILO E A FINALIDADE DO GÊNERO.; GRAFAR CORRETAMENTE PALAVRAS CONHECIDAS/FAMILIARES.; GRAFAR CORRETAMENTE PALAVRAS COM CORRESPONDÊNCIAS REGULARES DIRETAS (F/ V, T/D, P/B) E CORRESPONDÊNCIAS REGULARES CONTEXTUAIS (C/QU; G/GU, R/RR, S/Z INICIAL). | 2º ano | Arte | 12/08/2021 14:30 | Reprise - Aula de Retomada Brincadeira Rítmica e Expressiva | Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. | 2º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 15:00 | Reprise - Aula de Retomada - QUAIS CANTIGAS CONHECEMOS? | Compreender as notações do sistema de escrita alfabética - segmentos sonoros e letras.; RELACIONAR ELEMENTOS SONOROS DAS PALAVRAS COM SUA REPRESENTAÇÃO ESCRITA; SEGMENTAR PALAVRAS, AINDA QUE NÃO CONVENCIONALMENTE, NA PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.; LER E COMPREENDER, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, QUADRINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, CANTIGAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL, O ESTILO E A FINALIDADE DO GÊNERO.; PRODUZIR, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM O PROFESSOR, CANTIGAS, QUADRINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA. | 3º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 10:30 | Retomada ID 17023 Qual é a manchete? | LER E COMPREENDER DIFERENTES TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA (BILHETES, RECADOS, AVISOS, CARTAS, RECEITAS, RELATOS, ENTRE OUTROS), CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO DO GÊNERO.; PLANEJAR E PRODUZIR TEXTOS CONHECIDOS DE DIFERENTES GÊNEROS, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL, O ESTILO E A FINALIDADE DO GÊNERO. | 3º ano | Ciências | 12/08/2021 11:00 | Reprise - OBSERVANDO O CÉU | Observar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu. | 3º ano | Matemática | 12/08/2021 11:30 | Reprise - SUPER-HERÓIS E VESTIDOS DE BONECA | RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO, ENVOLVENDO NÚMEROS DE ATÉ TRÊS ORDENS, COM OS SIGNIFICADOS DE JUNTAR, ACRESCENTAR, SEPARAR, RETIRAR, UTILIZANDO ESTRATÉGIAS PESSOAIS OU CONVENCIONAIS. | 3º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 15:30 | Reprise - Retomada ID17018 "Vamos conhecer a personagem?" | IDENTIFICAR E MANTER A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO PRÓPRIOS DE NOTÍCIAS, CARTAS DE RECLAMAÇÃO, RESENHAS ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA, INCLUSIVE EM SUAS VERSÕES ORAIS.; PLANEJAR E PRODUZIR TEXTOS CONHECIDOS DE DIFERENTES GÊNEROS, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL, O ESTILO E A FINALIDADE DO GÊNERO. | 3º ano | Arte | 12/08/2021 16:00 | Reprise - Aula de Retomada_Cultura da Dança | Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. | 3º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 16:30 | Reprise - Retomada ID 17025 "Jornal falado e jornal escrito" | PLANEJAR E PRODUZIR TEXTOS CONHECIDOS DE DIFERENTES GÊNEROS, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL, O ESTILO E A FINALIDADE DO GÊNERO.; IDENTIFICAR E MANTER A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO PRÓPRIOS DE NOTÍCIAS, CARTAS DE RECLAMAÇÃO, RESENHAS ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA, INCLUSIVE EM SUAS VERSÕES ORAIS. | 4º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 09:00 | Reprise - Retomada: Para que servem as instruções dos jogos? | LER E COMPREENDER, COM AUTONOMIA, INSTRUÇÕES DE MONTAGEM, REGRAS DE JOGO, REGRAS DE BRINCADEIRAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, COMPREENDENDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O NÚCLEO PEDAGÓGICO - LÍNGUA PORTUGUESA - ANOS INICIAIS TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO PRÓPRIO DE CADA GÊNERO (PREDOMÍNIO DE VERBOS NO IMPERATIVO OU INFINITIVO, POR EXEMPLO). | 4º ano | Arte | 12/08/2021 09:30 | Reprise - Aula de Retomada_Matrizes da Dança | Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. | 4º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 10:00 | Reprise - Retomada: Compreendendo melhor as regras do jogo | LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.; LER E COMPREENDER, COM AUTONOMIA, INSTRUÇÕES DE MONTAGEM, REGRAS DE JOGO, REGRAS DE BRINCADEIRAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, COMPREENDENDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O NÚCLEO PEDAGÓGICO - LÍNGUA PORTUGUESA - ANOS INICIAIS TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO PRÓPRIO DE CADA GÊNERO (PREDOMÍNIO DE VERBOS NO IMPERATIVO OU INFINITIVO, POR EXEMPLO).; Identificar e manter em instruções de montagem de jogos e brincadeiras (digitais ou impressos), o tema/assunto, a estrutura composicional (lista, apresentação de materiais e instruções, etapas do jogo), o estilo (verbos no imperativo) e a situação comunicativa. | 4º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 13:00 | Retomada: Os jogos e suas regras | LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.; LER E COMPREENDER, COM AUTONOMIA, INSTRUÇÕES DE MONTAGEM, REGRAS DE JOGO, REGRAS DE BRINCADEIRAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA, COMPREENDENDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, O NÚCLEO PEDAGÓGICO - LÍNGUA PORTUGUESA - ANOS INICIAIS TEMA/ASSUNTO, A ESTRUTURA COMPOSICIONAL E O ESTILO PRÓPRIO DE CADA GÊNERO (PREDOMÍNIO DE VERBOS NO IMPERATIVO OU INFINITIVO, POR EXEMPLO).; Identificar e manter em instruções de montagem de jogos e brincadeiras (digitais ou impressos), o tema/assunto, a estrutura composicional (lista, apresentação de materiais e instruções, etapas do jogo), o estilo (verbos no imperativo) e a situação comunicativa. | 4º ano | Ciências | 12/08/2021 13:30 | Conhecendo para combater | Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. | 4º ano | Matemática | 12/08/2021 14:00 | Retomada FRUTAS TÍPICAS DA REGIÃO NORDESTE | Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros | 5º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 07:30 | Reprise - Aula de retomada - Explorando jornais digitais | IDENTIFICAR A IDEIA CENTRAL DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS (ASSUNTO/TEMA), DEMONSTRANDO COMPREENSÃO GLOBAL.; INFERIR INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS, NA LEITURA DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.; LER E COMPREENDER, SILENCIOSAMENTE E, EM SEGUIDA, EM VOZ ALTA, COM AUTONOMIA E FLUÊNCIA, GÊNEROS TEXTUAIS VARIADOS. | 5º ano | Arte | 12/08/2021 08:00 | Reprise - Aula de Retomada_Tradicional e Contemporâneo I | Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. | 5º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 08:30 | Reprise - Aula de retomada - Lendo uma notícia colaborativamente | DISTINGUIR FATOS DE OPINIÕES / SUGESTÕES NA LEITURA DE DIFERENTES TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA (NOTÍCIAS, CARTAS DE LEITOR, COMENTÁRIOS, POSTS...).; IDENTIFICAR A IDEIA CENTRAL DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS (ASSUNTO/TEMA), DEMONSTRANDO COMPREENSÃO GLOBAL.; INFERIR INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS, NA LEITURA DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.; LER E COMPREENDER, SILENCIOSAMENTE E, EM SEGUIDA, EM VOZ ALTA, COM AUTONOMIA E FLUÊNCIA, GÊNEROS TEXTUAIS VARIADOS.; IDENTIFICAR EM NOTÍCIAS, CARTAS DE LEITOR, COMENTÁRIOS, POSTS ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA, FATOS, PARTICIPANTES, LOCAL E MOMENTO/ TEMPO DA OCORRÊNCIA DO FATO/ASSUNTO COMENTADO. | 5º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 14:30 | Aula de retomada_Analisando e comentando a notícia lida | DISTINGUIR FATOS DE OPINIÕES / SUGESTÕES NA LEITURA DE DIFERENTES TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA (NOTÍCIAS, CARTAS DE LEITOR, COMENTÁRIOS, POSTS...).; IDENTIFICAR A IDEIA CENTRAL DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS (ASSUNTO/TEMA), DEMONSTRANDO COMPREENSÃO GLOBAL.; ARGUMENTAR EM DEFESA DE PONTOS DE VISTA SOBRE TEMAS POLÊMICOS RELACIONADOS A SITUAÇÕES VIVENCIADAS NA ESCOLA E/OU NA COMUNIDADE, NA PRODUÇÃO ESCRITA DE CARTAS DE RECLAMAÇÃO, RESENHAS, ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA.; IDENTIFICAR EM NOTÍCIAS, CARTAS DE LEITOR, COMENTÁRIOS, POSTS ENTRE OUTROS TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA, FATOS, PARTICIPANTES, LOCAL E MOMENTO/ TEMPO DA OCORRÊNCIA DO FATO/ASSUNTO COMENTADO. | 5º ano | Ciências | 12/08/2021 15:00 | Aula de retomada: Como se recicla alumínio? | Construir proposta coletiva incentivando o consumo consciente e discutir soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e nos demais espaços de vivência. | 5º ano | Matemática | 12/08/2021 15:30 | Aula de retomada 04: Organizando a festa de aniversário | RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS DE DIVISÃO CUJO DIVISOR TENHA NO MÁXIMO DOIS ALGARISMOS, ENVOLVENDO OS SIGNIFICADOS DE REPARTIÇÃO EQUITATIVA E DE MEDIDA, UTILIZANDO ESTRATÉGIAS DIVERSAS, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS.; RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS RACIONAIS CUJA REPRESENTAÇÃO DECIMAL É FINITA (COM MULTIPLICADOR NATURAL E DIVISOR NATURAL E DIFERENTE DE ZERO), UTILIZANDO ESTRATÉGIAS DIVERSAS, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS. |
Programação CMSP - Ensino Fundamental II – Anos Finais Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 6º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 07:30 | Aula de retomada: LUZ, CÂMERA, AÇÃO: GRAVANDO | Buscar conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.; Formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aula, apresentação oral, seminário etc.; IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS E COMPOSICIONAIS DE GÊNEROS DO DISCURSO ORAL, UTILIZADOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES COMUNICATIVAS (CONVERSAÇÃO ESPONTÂNEA, CONVERSAÇÃO TELEFÔNICA, ENTREVISTAS PESSOAIS, ENTREVISTAS NO RÁDIO OU NA TV, DEBATE, NOTICIÁRIO DE RÁDIO E TV, NARRAÇÃO DE JOGOS ESPORTIVOS NO RÁDIO E TV, AULA, DEBATE ETC.). | 6º ano | Educação Física | 12/08/2021 08:00 | Aula de retomada - Nome da aula "Ginástica geral: ginástica para todos". | Planejar e experimentar coletivamente novas combinações de diferentes elementos (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) na ginástica geral, com diferentes temas do cotidiano. | 6º ano | Geografia | 12/08/2021 08:30 | Aulas de retomada - Representação cartográfica, coordenadas e elementos de um mapa – parte 1 | Distinguir os elementos do mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de coordenadas, fontes de informação entre outros em diferentes representações cartográficas. | 6º ano | Projeto de Vida | 12/08/2021 14:00 | Reprise - Como me vejo? | Autoconfiança | 6º ano | Matemática | 12/08/2021 14:30 | Reprise - Aulas de retomada - Resolvendo problemas - Parte 3 | Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora. | 6º ano | História | 12/08/2021 15:00 | Reprise - RETOMADA Grécia Antiga: Mitologia | Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. | 7º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 09:00 | Memórias são dos pretéritos! | Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. | 7º ano | Educação Física | 12/08/2021 09:30 | "Aula de retomada - "Ginástica fora e dentro da escola: exercitando." | Propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar. | 7º ano | Geografia | 12/08/2021 10:00 | Retomada de aula - Comunidades tradicionais brasileiras– parte 1 | Identificar e selecionar, em registros histórico-geográficos, características dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombolas, povos das florestas e do cerrado, ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade em diferentes lugares e tempos. | 7º ano | Matemática | 12/08/2021 15:30 | Reprise - Retomada - Fração: Inadequada – Aula 62 | Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos. | 7º ano | História | 12/08/2021 16:00 | Reprise - Mundo em transição: do feudalismo para a modernidade (revisão) | Explicar o significado de "modernidade" e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.; Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados, relacionando-os ao processo da expansão marítima. | 7º ano | Projeto de Vida | 12/08/2021 16:30 | Reprise - O poder da escolha: é você quem está dirigindo! | Competências priorizadas no 7º ano | 8º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 10:30 | "Recursos persuasivos: Para que te quero? " | | 8º ano | Educação Física | 12/08/2021 11:00 | Aula de retomada - "Jogos eletrônicos: avanços da tecnologia (continuação)." | Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias. | 8º ano | Geografia | 12/08/2021 11:30 | Retomada de aula - A África através da representação cartográfica | Interpretar e elaborar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da América e da África. | 8º ano | Projeto de Vida | 12/08/2021 17:00 | Reprise - Vivenciando o Protagonismo | Responsabilidade, organização, assertividade, iniciativa social, empatia e autoconfiança | 8º ano | Matemática | 12/08/2021 17:30 | Reprise - AULA DE RETOMADA - ESPAÇO AMOSTRAL E EVENTO | Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1. | 8º ano | História | 12/08/2021 18:00 | Reprise - Retomada Jogo das Américas Seja independente! | | 9º ano | Geografia | 12/08/2021 14:00 | Retomada de aula - Diversidades e diferenças sociopolíticas e geopolíticas mundiais – parte 1 | Selecionar, elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. | 9º ano | Educação Física | 12/08/2021 14:30 | Hora de conferir! | Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco.; Praticar um ou mais esportes de invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.; Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente. | 9º ano | Língua Portuguesa | 12/08/2021 15:00 | Aula de retomada "Propondo soluções" | Buscar conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.; Assumir posição diante de tema polêmico. | 9º ano | Matemática | 12/08/2021 18:30 | Reprise - AULA DE RETOMADA_ Operaçoes com polinomios | Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações. | 9º ano | Projeto de Vida | 12/08/2021 19:00 | Reprise - A Chegada Ao Ensino Médio | Imaginação criativa, foco, organização, iniciativa social e assertividade.; Iniciativa social, assertividade, curiosidade para aprender, foco e organização | 9º ano | História | 12/08/2021 19:30 | Reprise - A República e Getúlio Vargas | Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.; Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade). |
Programação CMSP - Ensino Médio Ano/Série | Componente | Data e hora de início | Título | Habilidades | 1ª série | Matemática | 12/08/2021 07:30 | Reprise - Aulas de Retomada - Calculando medidas desconhecidas de segmentos de reta | Identificar e calcular as relações de proporcionalidade dos segmentos determinados por retas paralelas cortadas transversais (teorema de Tales). | 1ª série | História | 12/08/2021 08:00 | Reprise - Retomada - Os Estados Nacionais – Formação e conceitos | Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras). | 1ª série | Projeto de Vida | 12/08/2021 08:30 | Reprise - O que é ser livre? O certo e o errado? | Responsabilidade | 1ª série | Língua Portuguesa | 12/08/2021 15:30 | Retomada - Como fazer um seminário? | | 1ª série | Sociologia | 12/08/2021 16:00 | Aula de retomada - Depois de cercar... | Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras). | 1ª série | Filosofia | 12/08/2021 16:30 | Retomada - Ciência e Senso Comum | Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). | 2ª série | Matemática | 12/08/2021 09:00 | Reprise - Aulas de Retomada - Ideia de expressões equivalentes | Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes. | 2ª série | História | 12/08/2021 09:30 | Reprise - RETOMADA - DA DINASTIA TUDOR A STUART A REVOLUCAO INGLESA | Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história. | 2ª série | Projeto de Vida | 12/08/2021 10:00 | Reprise - Respeito é bom! | Assertividade, empatia, confiança, foco, determinação e persistência. | 2ª série | Língua Portuguesa | 12/08/2021 17:00 | Retomada - A língua em funcionamento | | 2ª série | Sociologia | 12/08/2021 17:30 | Aula de retomada - Maas, não era tudo a mesma coisa? | Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa | 2ª série | Filosofia | 12/08/2021 18:00 | Retomada - Indivíduo, identidade e sujeito | identificar diferentes concepções de indivíduo | 3ª série | Projeto de Vida | 12/08/2021 10:30 | Reprise - Nós e as redes do mundo do trabalho | Organização social, responsabilidade, foco, assertividade e iniciativa social. | 3ª série | Matemática | 12/08/2021 11:00 | Reprise - Aulas de Retomada - Estudo do triângulo retângulo no plano cartesiano e aplicação do teorema de Pitá | Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras. | 3ª série | História | 12/08/2021 11:30 | Reprise - Retomada - Socialismo(s): Definições e conceitos históricos | Interpretar realidades histórico-sociais a partir de conhecimentos sobre a economia e as práticas sociais e culturais. | 3ª série | Filosofia | 12/08/2021 18:30 | Retomada - "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara": solidariedade em Richard Rorty | Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária | 3ª série | Língua Portuguesa | 12/08/2021 19:00 | Retomada: O realismo e o naturalismo | | 3ª série | Sociologia | 12/08/2021 19:30 | Aula de retomada - Diferença e desigualdade: caminhos de descobertas | Distinguir diferença de desigualdade (1ª série - 2020 - Rec) | |
|
|
|
|
No comments:
Post a Comment